segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Entendendo um pouco sobre o desenvolvimento dos pés

E a saúde dos pés? Em que momento a gente deixa de olhar os pés dos nossos pequenos como uma “bisnaguinha” e passamos olhar com atenção o crescimento, desenvolvimentos e proteção para a saúde plena dos pés

Matéria enviada pelo colaborador do Blog Daniel Neves www.pedekids.com.br


Os membros do “Shoe Fitting Register” (entidade do Reino Unido) agem juntos e de forma independente para trocar informações, manter os padrões na fabricação e comunicar as informações sobre calçados corretos para manutenção da saúde dos pés educando autoridades, pais e filhos.

Para entender porque, este trabalho é importante, é necessário primeiro entender a vulnerabilidade do pé do jovem em crescimento.

O pé: da infância até a idade adulta.

Aproximadamente 18 anos são necessários para os pés de uma criança desenvolver-se plenamente.

No momento do nascimento o pé contém 22 ossos parcialmente desenvolvidos. Na idade escolar, este número aumentará para 45. Ao longo dos 13 a 14 anos muitos destes se fundirão para formar os 26 ossos que compõem o pé adulto maduro.

Enquanto a maioria dos pais reconhece a necessidade de sapatos de encaixe correto durante os primeiros anos de experiência no caminhar de uma criança, mas poucos percebem que os pés das crianças continuam vulneráveis aos erros de calçados mal concebidos, sem compromisso com qualidade e comprometem a saúde dos pés atravessando a idade escolar até a idade de 18 anos ou mais.

É um fato preocupante que muitas crianças sofrem de problemas nos pés por toda a sua adolescência, muitas vezes associada a problemas na montagem dos calçados.

No entanto, se os pais mantiverem a vigilância acompanhando desde bem jovens a formação dos pés dos filhos, a grande maioria dos problemas nos pés das crianças nunca vão acontecer.

Daí a importância de calçados confortáveis para os pés desde a mais tenra idade.

Os pés são formados além de ossos, fibras músculos, etc. principalmente de cartilagens que podem ser deformadas por problemas na montagem dos calçados.

Aos 2 anos a estrutura óssea está bem desenvolvida, mas ainda existem grandes lacunas entre os ossos.

Com 8 anos, a segunda parte da falange e metarso estão se formando. Este processo será visto até os 10 anos quando se fundem. Calçados mal ajustados podem afetar esse processo.

Os ossos estão agora completamente formados e endurecidos, com apenas pequenas diferenças entre eles.

Curiosidade!

Para transportar o corpo durante toda a vida, o pé humano precisa ser extremamente forte e sensível, firme, mas flexível.

Fonte: *Member of Society of Shoe Fitters

Um comentário:

  1. Olá, estou descobrindo seu blog agora, aos poucos estou lendo ele todo, desde o começo, e quero comentar com mais calma depois. Acontece, que esse post nao poderia passar batido por mim. A minha filha nasceu com os pés virados pra dentro, sem ser caso cirurgico pq foi devido a posição que ela ficou na barriga, enfim... se vão já 3 anos de mta fisioterapia, e psicologia pra mim, pra entender que a minha filha nunca teria os pes perfeitos. Hj, graças a miha fisioterapeuta, é quase invisivel, mas eu sei que está tortinho, se eu nao contar ninguem percebe. A duda nao teve dificuldades pra andar, pelo contrario. Hj ela tem dificuldades no ballet, e mtas. mas continua lá feliz da vida e se achando uma bailarina do municipal.
    Estou falando isso só pra alertar, que se nao fosse eu ter colocado a duda na fisio com 5 meses, provavel que nao tivesse obtido esse resultado!

    ResponderExcluir