segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O que dizem os sonhos

AS HISTÓRIAS QUE SEU FILHO CONTA AO DESPERTAR PODEM REVELAR MUITO SOBRE COMO ANDA A VIDA DELE.

A MATÉRIA ABAIXO ENSINA VOCÊ A INTERPRETAR OS PRINCIPAIS SONHOS DE CRIANÇA.

Seu filho acordou aos prantos porque teve de novo aquele pesadelo ou radiante porque, em seu sonho, ele podia voar e tinha superpoderes. Pois saiba que sonhos e pesadelos têm muito a dizer sobre as crianças. Para Dra. Pam Spurr, autora de “Your Child’s Dreams” (Os sonhos de seu filho, em tradução livre), os sonhos podem ser a chave para os pais entenderem como os filhos estão se sentindo e como têm lidado com questões normais da infância. Estas manifestações do inconsciente estão repletas de simbolismos. Portanto, sim, os sonhos falam! Nem sempre eles significam algo, claro. Às vezes, são apenas um emaranhado de sentimentos.

Para conseguir decifrá-los, fique atento aos detalhes dos relatos. Talvez o cachorro que perseguia seu filho no pesadelo estava usando o uniforme da escola, por exemplo. Com isso, dá pra supor que algo que tenha a ver com a escola esteja afligindo a criança. Veja nas próximas páginas os sonhos e os pesadelos que quase toda criança costuma sonhar. Eles podem ajudar você a entender o que faz seu filho se sentir bem e o que anda causando nele ansiedade, medo ou insegurança.

Decifrando os sonhos
AQUI, OS SONHOS QUE PROVAVELMENTE AINDA VÃO VISITAR O SONO DE SEU FILHO. VEJA O QUE CADA SITUAÇÃO PODE REPRESENTAR NA VIDA DA CRIANÇA.




Voar ou ter superpoderes
Sonho básico na infância. Se seu filho acordou se sentindo bem, uma das interpretações pode ser que ele está passando por um período positivo de crescimento emocional. É como se ele sentisse que pode fazer qualquer coisa mesmo.

Escalar uma montanha alta
A criança provavelmente está lidando com algum desafio, que pode ter a ver com a escola ou com o cotidiano, como aprender a amarrar os sapatos, por exemplo. Fique atenta às emoções: se seu filho adorou ter sonhado com isso, a indicação é que ele está confiante em relação ao desafio.



Fazer algo diante de uma platéia
Segundo Dra. Pam Spurr, este sonho pode simbolizar que a criança está num processo de integração do grupo, algo comum na infância. Se seu filho mandou bem ao apresentar algo diante desta platéia, sinal de que ele está se adaptando ao novo grupo.


Decifrando os pesadelos

OS PESADELOS PODEM INDICAR QUE SEU FILHO NÃO ESTÁ LIDANDO BEM COM ALGO QUE ESTEJA ACONTECENDO NA SUA VIDA. NÃO É UMA REGRA, CLARO, MAS É UMA BOA OPORTUNIDADE DE OS PAIS BATEREM UM PAPO COM A CRIANÇA.


Animais ferozes prontos para atacar
É comum criança sonhar com leões, tigres ou lobos ameaçando-os. Isso pode indicar uma ansiedade um pouco mais específica: talvez seu filho esteja aborrecido com algo na escola que esteja de fato ameaçando-o. Pode ser até mesmo um colega que esteja atormentando-o. Neste caso, o colega toma forma de um animal no pesadelo.



Monstros e fantasmas
Pesadelos assim não são tão específicos. Eles podem indicar sentimentos como timidez ou medo, que são difíceis de seu filho descrever. Mais uma vez, fique atenta aos detalhes que podem indicar em qual “área” da vida este temos está relacionado. Assim, você pode bater um papo com seu filho.



Ficar perdido em algum lugar desconhecido
Adivinha? Talvez seu filho esteja mesmo perdido. Não no sentido literal da palavra, mas em relação a alguma situação, sem saber como agir. Pense em algo que a criança esteja enfrentando. Se for a separação dos pais, por exemplo, o pesadelo pode estar dizendo que a criança não sabe como mostrar o amor para o pai e para a mãe da mesma forma. Pode ser algo na escola também, como dificuldade com alguma lição







4 comentários:

  1. Olá!Minha filhinha essa noite acordou era 2hrs,chorando muito,e continuou por mais ou menos uma meia hora,nao sabia o que fazer,acabei ligando a tv no canal que ela gosta,melhorou e voltou a dormir já era 3 hrs,aff,fiquei 1 hr com ela.Ela tem 1 ano e 8 meses,acho que já era hora de dormir a noite toda,rsrs Só por Deus!!!

    ResponderExcluir
  2. depois vou parar pra ler com calma esse post, pq achei bastante interessante o tema e sou muito ligada nessa coisa de sonhos.

    te achei no twitter e já estou seguindo seu blog tb.

    adorei! vou voltar mais vezes!

    abraços

    ResponderExcluir
  3. bacana esse post. é tão dificil saber o que eles estão passando nos sonhos

    ResponderExcluir
  4. eu gostei muito dessa postagem, verdade é sempre bom saber e ficar por dentro das relações de nossos filhos

    ResponderExcluir