domingo, 17 de janeiro de 2010

5 razões para seu filho brincar muito

TODA CRIANÇA TEM DIREITO A BRINCAR, BRINCAR E BRINCAR MAIS UM POUQUINHO. É COMO ELA SE DESCOBRE, DESCOBRE O MUNDO, APRENDE A RESPEITÁ-LO E A RESPEITAR AS PESSOAS QUE MORAM NELE. SE É BRINCADEIRA, LIBERE GERAL. QUER SABER POR QUÊ?




1.Porque é preciso muito pouco para se divertir
Toda criança é capaz de brincar, criar, fantasiar e se divertir com pouco. Muitos adultos acreditam que quanto mais sofisticado for o brinquedo, mais atraente ele será. Pode atrair a atenção dos pequenos, sim, mas repare como uma simples boneca de pano ou um carrinho de madeira rende diversão para um dia todo. É a fantasia presente na brincadeira, e não a tecnologia, que ajuda a criança no seu desenvolvimento.



2.Porque desenvolve a criatividade
Quando seu filho está falando com os bonecos e fazendo de conta que um pedaço de madeira é, na verdade, um enorme cavalo, ele está desenvolvendo sua capacidade simbólica. De quebra, trabalha também seu raciocínio criativo, habilidades visuais, inteligência e coordenação motora. Isso tudo não só brincando de cavalinho, não. O simples “brincar” consegue fazer tudo isso.




3.Porque une pais e filhos
Ao observar uma criança brincando, o adulto pode compreender como ela vê e constrói o mundo, como ela gostaria que as coisas fossem, o que a preocupa e os problemas que a cercam. Se sua filha diz, na brincadeira, que a boneca dela anda muito triste porque está com saudade da mamãe – e você anda trabalhando muito - sua filha pode estar tentando te dizer que está sentindo sua falta. Usando o mote da boneca, está aí uma oportunidade de você bater um papo com sua pequena. E explicar, por exemplo, que a mamãe tem de trabalhar, mas é apaixonada pela filhinha.




4.Porque se aprende a controlar o corpo e a mente
Amarelinha, pula-corda, queimada, futebol, pega-pega... Já parou pra pensar nos múltiplos desafios que seu filho tem de enfrentar para brincar? Primeiro, é preciso respeitar as várias etapas de uma sequência, prestar atenção em seu corpo e em seus movimentos e obedecer às regras. Assim, a memória vai formando padrões e a criança desenvolve a capacidade de prestar atenção.




5.Porque se aprende a viver em sociedade
Brincando, seu filho aprende a preciosa arte de aprender a respeitar o próximo e as regras. Saber perder, esperar sua vez, negociar, defender seu ponto de vista, errar naquilo que queria acertar, ter motivação para recomeçar, buscar uma solução para aquilo que precisa e resolver conflitos são algumas das situações que a criança se depara com uma simples brincadeira. Formará, assim, sua habilidade de se relacionar e viver em sociedade.


Um comentário:

  1. A Anne ta chegandooooo!! ebaaaaa!!! nao vemos a hora de conhece-la!!!!! beijinhus, Thalita e JB

    ResponderExcluir