quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Entendam um pouco mais sobre o exame de Ultra-som Morfológico

Ontem fui acompanhar a Gisella no tão temido exame de Ultra-som Morfológico. É a melhor sensação do mundo a hora em que o médico vira para os pais e diz: "Parabens, seu filho é muito saudável, fiquem tranquilos".

Bom, por conta desse exame, resolvi pesquisar e entender o que realmente é Ultra-som morfológica e sua real importância.

As próximas mamães meu conselho: Não deixem de fazer, pois esse exame é super importante para o acompanhamento do desenvolvimento de seus futuros filhos.

Abaixo uma matéria que explica um pouco sobre o exame.

Bjos a todos


"O Ultra-som Morfológico é um exame que permite avaliar toda a anatomia interna e externa do feto em desenvolvimento..."



O que é o Ultra-som Morfológico?

O Ultra-som Morfológico é um exame que permite avaliar toda a anatomia interna e externa do feto em desenvolvimento.


Como é um Exame Morfológico?

Quando realizado no período entre 11-14 semanas, a via de acesso é preferencialmente via transvaginal, podendo ser eventualmente por via transabdominal. Quando realizado no período entre 18-24 semanas, a via de acesso é via transabdominal, mas para a avaliação do colo uterino o exame é feito via transvaginal.

Por ser mais detalhado, o exame é mais demorado que os outros, pois são verificados: o número de fetos, a localização da placenta, a medida do colo uterino e toda a Morfologia Fetal (Pólo Cefálico, Cérebro, Face, Coluna, Nuca, Tórax, Coração, Abdome, Aparelho Genito-Urinário, Extremidades, etc).
Além disso, dependendo da fase em que é realizado, também são identificados os seguintes parâmetros:

Quando realizado no período entre 11-14 semanas é feita a identificação e a avaliação do saco gestacional, a principal datação da gestação (que será utilizada como referência para toda a gestação) e o comprimento do feto (CCN).

E quando realizado no período entre 18-24 semanas, é realizada a Avaliação do Volume de Líquido Amniótico, do grau placentário e na Morfologia Fetal é analisado também o Trato Gastro-intestinal e a atividade e ritmo cardíaco.


Quando deve ser realizado?

O exame morfológico deve ser realizado, de preferência, no período entre 18-24 semanas. Mas a tendência atual é a realização de uma outra avaliação preliminar da estrutura fetal durante a realização da
translucência nucal no período de 11–14 semanas.


Quem deve fazer o exame?

As anomalias estruturais são muito raras entre os recém-nascidos, mas a ocorrência é maior em gestantes de baixo risco (sem qualquer história anterior), portanto, todas as mulheres devem realizar o exame, principalmente quando:

- A gestante tiver 35 anos ou mais.

- Existem históricos familiares de malformações e/ou alterações genéticas.

- Malformações ou alterações genéticas em gestações anteriores.

- A gestante possui doenças como diabetes.

- Há suspeita de infecções como rubéola, toxoplasmose, etc.

- Gestações múltiplas.

- O pai tiver 55 anos ou mais.

4 comentários:

  1. Realmente esse exame MF é mto importante...na minha gravidez ao todo foram 3 MF...e em todos eu e o Andre sempre saiamos mto contentes....e nossa Bella ta ai saudave...sapeca e linda
    Bjus
    Amo vcs

    ResponderExcluir
  2. Esse exame é muito importante para saber também o sexo do bebê.No meu caso vou fazer com 12 semanas por que estou grávida de gemeos.Agora tenho que fazer para saber qts placentas,como estãos fetos e se está tudo bem com ambos.

    ResponderExcluir
  3. Vou fazer a minha sexta feira 14/06 estou muito ansiosa para saber o sexo do meu nenêm. AssDarlene

    ResponderExcluir
  4. Darlene, essa fase é maravlhosa. Depois quero saber se é menino ou menina. Bjos e boa sorte

    ResponderExcluir