quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A gravidez de um pai

A gravidez de um pai

A gravidez de um pai não se dá nas entranhas, mas fora delas.

Ela se dá primeiro no coração, onde o sentimento de paternidade é gerado. Um desejo de ser e de se ver prolongado em outra vida, que seja parte de si mesmo, mas com vida própria...

E quando ele sente pela primeira vez a vida que ajudou a gerar, tudo toma outra forma. Ele sente um chute e se diz já que este será um grande jogador de futebol. E muitas vezes se surpreende e se maravilha quando vê uma princesinha que sabe chutar tão bem. Mas tanto faz. Está ali um sonho que se torna palpável.

E um parto de pai se dá quando ele pega pela primeira vez sua criança nos braços, quando ele se vê em características naquele serzinho tão miudinho que nem se dá conta ainda que veio ao mundo e que se tornou o mundo de alguém. E os sentimentos e emoções se atropelam dentro dele. E ele sente que, à partir desse instante, a vida nunca mais será a mesma. E ele precisa olhar dez, cem, mil vezes para acreditar que tudo não passa de um sonho. E geralmente há um enorme sentimento de orgulho que toma posse dele.

Assim se forma um pai. Pronto para ensinar tudo o que aprendeu da vida, um dia ele descobre que não sabe realmente muito, que na verdade aprende a cada instante. Diante da sua criança ele se torna um adulto vulnerável e acessível. E vai gerando, pouquinho a pouquinho, dentro de si mesmo, a arte de se tornar um pai.

Letícia Thompson

10 comentários:

  1. adoro seu blog, fico tentando entender o q leva um pai a sentir amor por um filho.. pq a mãe gera esse bebê.. é um contato, um sentimento diferente brotando.. espero um dia a Bia ter o pai mais presente. Acho q vai fazer falta, pai é pai. Acredito q pai é quem cria.. meu pai é um vôzão pra ela.. mas.. pai é pai.

    adorei o novo layout! tô seguindo vc e linkei no meu blog tb!

    ResponderExcluir
  2. Oi! Descobri seu blog a pouco e adorei! Acho o máximo pai que participa! Parabéns pela iniciativa!
    Vou te linkar lá no meu blog tá?!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Si e Cath. Fico feliz em saber que estão acompanhando e gostando do Blog. Se tiverem alguma sugestão, podem me enviar, serão muito benvindo.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. adorei o seu blog,acabei desaber q estou gravida o meu namo esta doido com o bb antes mesmo dele nascer,ja sabemos q nossa criança vai ser muito paparicada pelo pai
    PARABENS PELO BLOG

    ResponderExcluir
  5. Cara, sensacional teu blog...
    É realmente incrível a maravilhosa transformação que uma criança traz às nossas vidas, mesmo antes de vir ao mundo!
    Também criei o meu e tomei a liberdade de copiar o texto referenciado por ele, espero que não se importe...
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Nossa achei lindo...lembrei do meu marido quando ele achava que ia ser "macho" e no dia do exame morfológico descobrimos uma linda "fêmea" rs... ele ficou assustado mas agora não fala em outra coisa a não sei"oi princesinha do papai"!

    ResponderExcluir
  7. Cara adorei o blog. Tive a maravilhosa noticia que tbm vou ser pai... é maravilhoso, já tô super feliz e ancioso!!! Parabéns pelos artigos vão servir de experiencias, tbm tô montando meu blog.

    ResponderExcluir
  8. BOA NOITE, SEU BLOG ME AJUDA MUITO POIS ESTOU
    GRAVIDA E PAI DO BEBE NOS DEIXOU. LENDO TUDO QUE VC ESCREVE
    ME TRAZ UM PUQUINHO DE ESPERANÇA PARA SUPERAR TUDO. BJS

    ResponderExcluir
  9. Bom dia! Me sentir muito feliz ao ver essa postagem ,inclusive a usei e mandei em forma de SMS para o pai do meu bebe que nao esta acompanhado o seu desenvolvimento,estou na 18 semana,as vezes me sinto muito triste por essa atitude dele,mais evito para que meu bebe nao sinta tanta tristeza,obrigado!vc de uma forma me ajudou,eu quero que o amor do pai do meu bebe seja grande por ele.beijos.fica com Deus

    ResponderExcluir
  10. Gostei muio de seu blog! Estou na minha segunda gravidez em 2009 quando tive a minha primeira filha , eu havia me casado a um ano e derepente descobri q estava grávida. Meu marido não estava preparad-o para ser pai...foi bem difícil ele ficou distante , me senti abandonada...certa vez durante a gestação perguntei a ele como ele se sentia e ele simplesmente disse "...é uma pessoa estranha q vai morar conosco!..." Fiquei num primeiro momento revoltada afinal não era nenhum estranho, era sua filha, depois fiquei muito triste... mas me concentrei na minha felicidade de ser mãe e tempo passou...No dia do parto, naquela sala não foi apenas minha pequena Valentina q nasceu mas seu pai também que ao segurá-la se tornou pai! Foi muito emocionante e tranquilizador!Ele realmente se tornou pai pois quem trocou a primeira fralda e deu o primeiro banho foi ele.Hoje são unha e carne, se adoram ele é um super pai! As vezes sou maldosa e brinco dizendo a ele: - Vc pode ver se pessoa estranha esta dormindo? Ele sorri desdenhosamente. Vamos ter nosso segundo filho ele esta dessa vez pai. Um grande abraço! Obrigada pelas palavras do teu blog.

    ResponderExcluir